Contabilidade para Clínicas e Consultórios

Contabilidade Especializada para Clínicas e Consultórios

Existem diferenças importantes entre clínicas e consultórios. O consultório tem como foco principal o atendimento. Médicos examinam os pacientes, pedem exames, fazem diagnósticos, usam o mesmo espaço em salas diferentes e a secretária auxilia vários médicos. Já a clínica tem uma infraestrutura maior, é possível fazer exames e até cirurgias, pode haver espaço para leitos, CTI, UTI, mais profissionais e funcionários, ou seja, uma infraestrutura maior. Já nos tributos clínicas e consultórios possuem mais semelhanças do que diferenças e a Contabilidade Especializada para Clínicas e Consultórios é que vai tratar deste assunto.

Quero abrir minha clínica

O médico economiza mais se emitir nota fiscal ou recibo de autônomo? O que é Simples Nacional? Como pagar menos imposto? Se este é o seu caso nós vamos te explicar.

Para um Doutor ou Doutora ter um CNPJ não é muito diferente de outras atividades de prestação de serviços. É necessário que o médico seja registrado no CRM e defina sua a natureza jurídica (Sociedade limitada Unipessoal, Sociedade Simples, Sociedade Empresarial Ltda, EIRELI). Temos outro blog que explica a melhor natureza jurídica para profissões regulamentadas como médicos. Fique tranquilo você terá todas estas informações.

O processo de abertura de empresa

1 – Elaborar o contrato social e registrar no CRM, na Junta comercial ou no cartório, conforme o caso;
2 – Com o contrato social registrado automaticamente é liberado o CNPJ e a Inscrição municipal. Nessa etapa já é possível emitir nota fiscal;
3 – A próxima etapa é o Alvará de funcionamento e a vigilância sanitária.

4 – Com a empresa aberta é solicitado o enquadramento no Simples Nacional.

5 – Documentação: CRM ativo do médico, RG e CPF dos sócios, comprovante de endereço, IPTU do imóvel, corpo de bombeiro do imóvel.

Tenho meu CNPJ e agora?

Antes de ter sua empresa é muito importante fazer um planejamento tributário para pagar o menor imposto possível. No Brasil um médico pode tributar como autônomo, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Simples Nacional:  É a forma mais usada no Brasil para atividade médica, clínicas e consultórios.  Unifica todos os impostos numa única guia, o faturamento anual não pode ser superior a R$ 4,8 milhões.

O simples Nacional é dividido em 05 anexos e os médicos podem tributar tanto no anexo V como o III. O anexo III é o menos oneroso para os médicos (alíquota inicial de 6% sobre o faturamento), é preciso que a folha de pagamento ou pró-labore seja superior a 28% da receita bruta. Caso contrario tributa pelo anexo V (alíquota inicial 15,5%).

Lucro Presumido: Depois do Simples Nacional é o mais utilizado. Neste regime o Governo “presume” que 32% da receita bruta é lucro e tributa a empresa. Neste regime a carga tributária começa em 13,33% e pode chegar até 19,33% (já incluso ISS). Outro detalhe muito importante é que no Lucro Presumido a empresa paga o INSS patronal que pode achegar até 27,5% da folha de pagamento.

Lucro Real: Some de todas as receitas e diminua todas as despesas você terá o resultado real da sua empresa. É uma das formas mais trabalhosas e burocráticas de se tributar. É mais utilizadas por empresas de médio e grande porte.

Autônomo: O autônomo paga seus impostos como pessoa física. Recolhe o carnê leão e a carga tributária pode chegar em 27,5%. É Sem dúvida a forma mais onerosa de pagar seus impostos.

Qual o melhor?

No geral o melhor regime para empresas de pequeno e médio porte é o simples Nacional que começa com taxas de 6% sobre o faturamento. Porém é bom ficar atento pois em alguns casos a melhor forma de tributar é o lucro Presumido. Isto depende muito da relação folha de pagamento x receita bruta e a Livrecon tem uma ferramenta de análise tributária específica para clínicas e consultórios que vai te deixar mais seguro para escolher e melhor forma de tributar sua empresa.

Da mesma forma que o Doutor ou Doutora precisa se especializar para atender melhor seus pacientes, a sua empresa também precisa de uma contabilidade para clínicas e consultórios especializada.

A Livrecon é especializada em nichos de mercados e a contabilidade para clínicas e consultórios é uma de nossas especialidades. Nós teremos o prazer de esclarecer todas as sua dúvidas.

Amauri Pantaroto.

Tags: No tags

Leave a Comment